domingo, 25 de maio de 2008

Pericoronarite

pericoronarite

Os terceiros molares muitas vezes apresentam dificuldade na erupção que ocorre entre os 18 e 25 anos

de idade.

A erupção dos sisos causa, muitas vezes, uma pericoronarite. Saiba o que é e como aliviar os sintomas:
A pericoronarite é uma infecção dos tecidos moles que rodeiam a coroa de um dente parcialmente erupcionado. Normalmente, esta situação acontece com os dentes do siso. A infecção ocorre porque as bactérias da placa bacteriana e restos de comida se acumulam entre a gengiva que cobre o dente parcialmente erupcionado.

pericoronarite

A pericoronarite, que ocorre nos tecidos moles à volta da coroa de dentes parcialmente inclusos, aparecendo com freqüência nos terceiros molares inferiores. A pericoronarite pode surgir a partir de pequenos traumas ocasionados pelo terceiro molar superior sobre a mucosa da superfície oclusal que recobre o terceiro inferior parcialmente inclusos (opérculo), deixando-a edemaciada, e conforme ocorre o trauma mais edemaciado ela se torna e mais facilmente ela é traumatizada. Esse ciclo só é interrompido com a remoção do terceiro molar superior. A outra causa de pericoronarite é a retenção de alimentos em uma bolsa entre o opérculo e o dente parcialmente incluso. Como essa bolsa é de difícil higienização, ela é invadida por bactérias, iniciando a pericoronarite.


A pericoronarite causa dor e inchaço local nos casos mais suaves, podendo ser tratada com soluções irrigantes como a água oxigenada ou clorexidina e analgésicos para diminuir a dor na região. No entanto nos casos mais graves pode causar intensa dor refletida para o ouvido e cabeça, dificuldade para deglutir, aumento do volume da face, mal-estar, febre, trismo (dificuldade de abrir a boca), havendo necessidade de antioticoterapia e, às vezes, até de hospitalização dependendo da gravidade.


Outro risco que se tem com a manutenção de um dente incluso, é que em alguns casos o dente incluso pode causar pressão suficiente sobre a raiz do dente adjacente para causar reabsorção.R

dente do siso


Surge um edema inflamatório (inchaço), muitas vezes agravado por um trauma causado pelos dentes opostos. Se a situação não se controlar, o rosto pode inchar, há dor, dormência da zona e um mau hálito persistente causado pelo pus libertado.

Em algumas situações mais graves, os nódulos linfáticos adjacentes podem aumentar de tamanho e a abertura da boca ficar comprometida.

O que devemos fazer se a periocoronarite estiver bem localizada, são os bochechos com água oxigenada a 10 volumes e ou clorexidina. Esta pode ser aplicada localmente através de um contonete embebido no líquido. Este procedimento resolve a maioria dos casos.

Nas situações mais graves, o recurso à medicação é a solução. Deve consultar o seu dentista o mais cedo possível, de forma a iniciar logo a terapêutica aconselhada.
Por vezes é necessário remover a gengiva que está a mais, permitindo assim uma melhor higiene oral e possibilitando a erupção do siso.
Nos casos mais problemáticos, a extracção do siso é a única solução.

Dr. Tiago Angeruzzi Lopes CRO SP 81643

Departamento Odontológico Do Sindicato da Alimentação

Nenhum comentário: